quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Carta Formal : Proposta de atividade para o 7º D

Tavira, vinte de Novembro de 2014
Exmo. Sr. Rei Dom Afonso Henriques

O meu nome é Catarina e tenho 12 anos. Visto a minha idade, sabe que já o estudei em História. Admiro o que fez pelo nosso país: a forma como conquistou cidades, como lutou por ele, lutando até contra sua mãe. E é por isso que lhe escrevo.
Dom Afonso Henriques, eu ando na patinagem artística onde quase todos os fim-de-semana temos provas, onde há 3 juízes a avaliar-nos.
Gostava que me ajudasse, tal como o senhor fez, a “conquistar” os juízes dessas provas.
Adorava que a sua memória me inspirasse para o sucesso das provas que tenho de enfrentar daqui a duas semanas. 
Obrigada desde já
A sua fã nº1 
Catarina 7ºD

Ps: obrigada por tudo o que fez pelo nosso país. 

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Texto expositivo sobre o Ébola

Ébola
O vírus Ébola é uma doença extremamente contagiosa e infeciosa. É altamente perigosa, visto que ainda não tem cura. Cerca de 60 a 90% dos casos são mortais. Assim torna-se necessário conhecê-lo muito bem e os cuidados a ter para o evitar.
O Ébola é uma febre que cria bolhas de sangue em todo o corpo. Quando rebentam, a vítima sangra de quase todo o corpo podendo sangrar até à morte.
Os sintomas deste vírus demoram 2 a 21 dias a aparecer. As pessoas, normalmente confundem este vírus com constipação ou malária. A febre pode-se transmitir com o contacto de fluídos ou até mesmo do contacto da pele. Os sintomas deste vírus são febre, dor de cabeça, diarreia, vómitos, dores nos músculos e articulações, dores de estômago e falta de apetite. Se estes sintomas forem sentidos, deve-se contactar imediatamente um médico ou o serviço de emergência.
Para se estar protegido da doença deve-se lavar as mãos com sabonete várias vezes ao dia e utilizar desinfetante. O vírus não sobrevive nem ao desinfetante, nem ao calor, nem à luz solar direta. Não se deve comer carne de caça pois, pode ser portadora do vírus.
Não há cura para a doença por isso há que estar alerta e informar os vizinhos amigos e familiares.     
Cristina Francisco, 8º A

Outro texto de opinião sobre os reality shows.

Reality Shows
         Calvin, personagem da B.D., Kalvin&Hobbes, pensa que os reality shows são muito interessantes e fascinantes apesar de também pensar que são uma intrusão, uma exploração e voyeurismo.
        Na minha opinião, acho que os reality shows são programas desinteressantes que têm como objetivo saber da vida das pessoas e que apesar de terem algumas atividades interessantes e divertidas, continuam a ser, como o Calvin disse, uma exploração. Eles não podem fazer nada sem serem filmados. Há canais em que as pessoas podem ver o que eles estam a fazer em direto (24 horas por dia).
        Não costumo ver muitos reality shows porque os acho pouco naturais, ao exporem-se dessa forma, por exemplo, os concorrentes sabem perfeitamente que estam a ser filmados, mas falam como se ninguém os estivesse a ouvir, falando de assuntos inconvenientes e constrangedores e, por vezes até conflituosos. Isso só para aparecerem mais na TV.
        Por fim, eu acho que as pessoas só costumam ir aos reality shows para ficarem famosos e receberem dinheiro.     
Cristiana Francisco, 8ºA

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Projeto de escrita de uma carta formal a alguém que se admira muito

                                                   Tavira 30 de outubro de2014
Ex.ma professora de Matemática.
   Eu admiro-a muito e ao seu trabalho como professora de Matemática.
Gosto imenso das suas aulas pois ajudam-me a evoluir e a seguir os estudos.
   As suas aulas são umas das minhas favoritas desde o 5ºAno (sempre gostei), devido a interessar-me, a inspirar-me e a obter resultados incríveis.
   Eu sempre ouvi dizer que para termos um bom emprego um dos conteúdos essenciais é a Matemática.
   Gostava de conseguir um alto nível na Matemática, para poder seguir várias carreiras e conseguir ter um alto emprego.



Com os melhores cumprimentos 
Eunice Parra 7ºD