terça-feira, 11 de outubro de 2016

Crónicas: Crónica de Eunice Parra_9ºD

    Bullying

   Podem estar a pensar “Porquê o bullying?”. Eu optei por este tema, devido ao facto de ter “vivido” esses momentos, e de forma a advertir aquele que agride e aquele que sofre. 
    O bullying apresenta-se em várias situações como nas agressões verbais, físicas e psicológicas. A agressão verbal tem como objetivo rebaixar a vítima com insultos, ameaças ou até gozar. Geralmente o agressor ataca a vítima com defeitos que ela tem, quer físicos quer psicológicos, porque a intenção de todas as agressões é mesmo para deixar a vítima “em lágrimas”. 
   Em relação à agressão física, esta já é mais preocupante, porque várias pessoas, crianças ou jovens, já a sofreram, já foram empurradas para o chão e pontapeadas, roubadas e até vandalizadas. Neste caso eu aconselho a vítima a recorrer a uma autoridade ou a um membro familiar caso a agressão for intensa e repetitiva. 
    A agressão psicológica, em relação às anteriores, é mais “atacante” a nível emocional e, como o nome indica, psicológica. Na maioria das situações o agressor humilha a vítima, nem que tenha de ser em frente do mundo inteiro, mas ele humilha-a
   Há casos, em que o agressor é considerado um dos “amigos” da vítima e pode acontecer que este faça com que a vítima seja excluída por ele (o agressor) e por todo o seu grupo de amigos, sendo assim rejeitada. Isto sem dúvida é Bullying! 
   Estas agressões (físicas, verbais e psicológicas) vão todas recair numa só pessoa, a vítima. Esta pode estar sujeita a entrar em depressão e, se se intensificar, mais tarde a pessoa pode até pensar em acabar com a sua própria vida! 
   Portanto se sofres de Bullying, não demores tempo a aguentar as agressões. Mais um dos meus conselhos é ires resolver as coisas com o agressor e mostrares que estás a sofrer com isso. 
  E, já agora, também quero deixar umas palavrinhas para o agressor: 
   - Porque é que praticas Bullying? 
   - Porquê a essa pessoa? 
  - Não tens vergonha de humilhares uma pessoa que nem mal te fez? 
 - Pensa bem antes de errares! 
  
Fontes: «Tipos de Bullying e suas Consequências» Webgrafia:https://bullyingout.wordpress.com/revisao-bibliografica-ou-state-of-the-art/tipos-de-bullying-modalidades-de-frequencia/ Crónica(Português)_ 
                                                                             
Eunice Parra_9ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário