terça-feira, 11 de outubro de 2016

Um novo ano escolar, com prejuízo para a escrita ...

   Caros leitores, colaboradores e escritores
   
   Este ano, infelizmente, na escola Dom Paio Correia, em Tavira, deixámos de ter aquele tempo curricular para a Oficina da Escrita, de modo que as turmas do terceiro ciclo de Português, ficaram com menos uma hora que era indispensável para se trabalhar e promover  a escrita.
   E, por essa razão, também este blogue, que dependia dos trabalhos dos alunos nessas aulas de escrita, ficará comprometido, sem uma colaboração efetiva dos alunos das turmas do 3º Ciclo; o que se verificará pela pouca frequência das publicações que aqui se efetuarão. 
   No entanto, quem quiser e tiver tempo e vontade, terá sempre aqui um meio de publicar qualquer trabalho de escrita que mereça ser publicado.  
   Um obrigada a todos os que aqui colaboraram, especialmente para aqueles que tendo prosseguido os seus estudos já se encontram na secundária ou mesmo até na faculdade.
   A todos, um bom ano escolar ou académico e muitas felicidades.

A responsável:
Ana Rogado

crónica de Afonso Ribeiro, 9º D



Mais Um IPhone ? 
     
 Sim, mais um IPhone. Recentemente saiu a sétima edição deste telemóvel, o que significa que o IPhone 6 está mais barato e eu finalmente vou conseguir comprar o IPhone 5. Piadas à parte, este IPhone trouxe novidades (como todos os outros). 
      Uma dessas novidades foi feita em especial para os jornalistas da CMTV. O novo IPhone é à prova de água, portanto , se algum jornalista da CMTV quiser entrevistar o Cristiano Ronaldo já não tem que se preocupar com o telemóvel. Entre outras novidades, a apple decidiu retirar a entrada para os auscultadores. 
    Agora, se quiseres usar auscultadores, tens que comprar um adaptador ou os novos auscultadores “Wireless” da própria Apple que custam uns bons euros . 
    O Siri foi igualmente alterado e tem neste momento a voz de alguém que realmente gosta do seu trabalho. 
   Aplicações como o Facebook , Snapchat funcionam com comandos de voz para pareceres um maluco a falar sozinho na rua.   
   Na minha opinião , Os IPhones são sempre bons porque têm sempre o melhor “hardware” disponível quando se fala de telemóveis . O IPhone 7 é excelente mas , quando comparado ao Samsung note 7 não é uma “bomba”.

Crónicas: Crónica de Eunice Parra_9ºD

    Bullying

   Podem estar a pensar “Porquê o bullying?”. Eu optei por este tema, devido ao facto de ter “vivido” esses momentos, e de forma a advertir aquele que agride e aquele que sofre. 
    O bullying apresenta-se em várias situações como nas agressões verbais, físicas e psicológicas. A agressão verbal tem como objetivo rebaixar a vítima com insultos, ameaças ou até gozar. Geralmente o agressor ataca a vítima com defeitos que ela tem, quer físicos quer psicológicos, porque a intenção de todas as agressões é mesmo para deixar a vítima “em lágrimas”. 
   Em relação à agressão física, esta já é mais preocupante, porque várias pessoas, crianças ou jovens, já a sofreram, já foram empurradas para o chão e pontapeadas, roubadas e até vandalizadas. Neste caso eu aconselho a vítima a recorrer a uma autoridade ou a um membro familiar caso a agressão for intensa e repetitiva. 
    A agressão psicológica, em relação às anteriores, é mais “atacante” a nível emocional e, como o nome indica, psicológica. Na maioria das situações o agressor humilha a vítima, nem que tenha de ser em frente do mundo inteiro, mas ele humilha-a
   Há casos, em que o agressor é considerado um dos “amigos” da vítima e pode acontecer que este faça com que a vítima seja excluída por ele (o agressor) e por todo o seu grupo de amigos, sendo assim rejeitada. Isto sem dúvida é Bullying! 
   Estas agressões (físicas, verbais e psicológicas) vão todas recair numa só pessoa, a vítima. Esta pode estar sujeita a entrar em depressão e, se se intensificar, mais tarde a pessoa pode até pensar em acabar com a sua própria vida! 
   Portanto se sofres de Bullying, não demores tempo a aguentar as agressões. Mais um dos meus conselhos é ires resolver as coisas com o agressor e mostrares que estás a sofrer com isso. 
  E, já agora, também quero deixar umas palavrinhas para o agressor: 
   - Porque é que praticas Bullying? 
   - Porquê a essa pessoa? 
  - Não tens vergonha de humilhares uma pessoa que nem mal te fez? 
 - Pensa bem antes de errares! 
  
Fontes: «Tipos de Bullying e suas Consequências» Webgrafia:https://bullyingout.wordpress.com/revisao-bibliografica-ou-state-of-the-art/tipos-de-bullying-modalidades-de-frequencia/ Crónica(Português)_ 
                                                                             
Eunice Parra_9ºD